CORONAVÍRUS: Uma a cada 5 pessoas infectadas pelo coronavírus já está recuperada; veja gráfico


O Poder360 compilou dados que mostram que, desse total, ao menos 190.816 já se recuperaram. O número indica que 21% das pessoas acometidas pela enfermidade no mundo desde 31 de dezembro de 2019 (data do 1º registro, na China) já estão curadas. Esse percentual, no entanto, é distorcido pelos dados fornecidos pelas autoridades chinesas.

O governo do país asiático já reconheceu que há subnotificação de casos e que pacientes que não apresentam sintomas não foram incluídos no cálculo geral de pessoas infectadas. A prática contraria orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com 1 número de casos confirmados abaixo da realidade (83.095), o percentual de pacientes recuperados na China é puxado para cima: hoje é de 92%. Isso se reflete também no percentual mundial. Se desconsiderados os pacientes informados pela China, a taxa de recuperação da doença em todo o mundo é de 14% até aqui. Com o país asiático na conta, esse percentual sobe para 21%.

A China lidera no quesito número de enfermos curados (76.412), seguida de longe por Espanha (21.725) e Alemanha (21.725). Eis os números abaixo:
BRASIL NÃO CONTABILIZA RECUPERADOS

O Brasil registrou o 1º caso de covid-19 em 26 de fevereiro. De lá para cá, o total de pessoas diagnosticadas com a doença subiu a 6.836, segundo o boletim divulgado na noite de 4ª feira (1º.abr) pelo Ministério da Saúde.

A pasta até hoje não desenvolveu 1 sistema para monitorar as pessoas que ficaram doentes e agora já estão recuperadas.

Em entrevista concedida na 3ª feira (31.mar.2020), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a pasta irá produzir 1 “inquérito fisiológico” em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e com a Universidade Federal de Pelotas (RS) para saber quantas pessoas desenvolveram anticorpos contra o coronavírus.

“A gente vai fazer 1 inquérito sorológico, igual pesquisa eleitoral. A gente faz por amostragem, usa 1 modelo matemático para saber quantas pessoas já têm anticorpo em vez de ficar falando ‘Olha, esse aqui sarou’“, disse. “Isso vai ser 1 dos bons indicadores para saber momentos de acelerar ou desacelerar.”

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkings (EUA) com base em dados da OMS e de outras autoridades de saúde, ao menos 133 países têm dados em algum nível sobre o número de pacientes recuperados da covid-19. Esse mesmo levantamento aponta que o Brasil possuía 127 pacientes recuperados no momento em que contabilizava 5.923 casos (percentual de 2,1% de recuperação).


Postar um comentário

0 Comentários