POUSO DIFÍCIL: Avião da Azul faz pouso perigoso durante fortes ventos; veja vídeo


Um vídeo de um pouso um tanto quanto complicado circula nas redes sociais, mostrando um ATR da Azul com dificuldades para pousar em meio ao vento forte.

No vídeo, o ATR 72-600 de matrícula PR-TKJ, que pertencia à TRIP Linhas Aéreas – incorporada à Azul – segue para pouso em Florianópolis, quando encontra dificuldades para se “firmar” no chão.

O caso ocorreu no dia 26/02 quando o avião fazia a rota Foz do Iguaçu – Florianópolis. Segundo o boletim meteorológico da hora do pouso, o vento no aeroporto era de 18 nós (33km/h) com rajadas de 33 nós (61km/h), o que complicou muito o pouso.


O avião turboélice chega a quicar duas vezes, e no terceiro toque ainda não consegue colocar o trem principal de forma estabilizada no chão, de maneira que a tripulação opta por arremeter.

Segundo dados do FlightRadar24, o avião tentou duas vezes o pouso e não conseguiu. Sem sucesso, seguiu para Navegantes, onde pousou normalmente.

Veja o vídeo na íntegra abaixo, gravado em Florianópolis, conforme publicação do Floripa Spotter no Instagram:

Após chegar em Navegantes a aeronave foi inspecionada por mecânicos da Azul como procedimento padrão, onde nada anormal foi encontrado.

Pousar com fortes ventos pode até ser melhor, já que a velocidade do vento se soma à velocidade em relação ao solo, aumentando a velocidade aerodinâmica e, por consequência, a sustentação da aeronave (por isso os pousos e decolagens sempre ocorrem contra o vento).

O problema é quando eles não são constantes, gerando flutuações nessa sustentação adicional, ou quando eles não são alinhados com a direção de pouso, o chamado vento de través ou cruzado (crosswind em inglês), que também retira o avião do alinhamento com o centro da pista.

O procedimento padrão é o seguido pelos pilotos da Azul: arremeter caso não consiga um pouso seguro. Vale lembrar que a arremetida é um procedimento corriqueiro na aviação, e que maioria absoluta dos pousos dos pilotos na formação inicial são de treinamento de arremetidas.

Posicionamento da Azul

Entramos em contato com a Azul Linhas Aéreas sobre o vídeo e a mesma se posicionou, veja abaixo na íntegra:

Em função de fortes rajadas de vento registradas no aeroporto de Florianópolis, a aeronave que realizava o voo AD9247 (Foz do Iguaçu-Florianópolis), no último dia 26 de fevereiro, precisou arremeter. Por isso, o avião alternou e pousou com segurança em Navegantes (SC), de onde os Clientes foram acomodados por via terrestre até o aeroporto da capital catarinense. A Azul esclarece que prestou toda a assistência necessária a seus Clientes, conforme prevê a resolução 400 da Anac, e ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. A Azul lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos e reforça que ações como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações.

Postar um comentário

0 Comentários