Proteja o seu celular de ter as fotos e dados roubados

Selfie, Mobile, Phone, Portrait, Hood, Hoodie
Você pode realmente confiar nos aplicativos do seu telefone? Pesquisadores descobriram que mais de 1.000 aplicativos que "respeitam as regras" interferem na sua privacidade, mesmo quando você pede que não o façam. Esses aplicativos coletam dados precisos de localização geográfica e identificadores de telefone sem o conhecimento dos proprietários.

Coisas bastante assustadoras, especialmente considerando todas as coisas pessoais e privadas que você tem no telefone - nomes, datas, senha e informações de cartão de crédito, a localização de onde quer que você vá, fotos pessoais.

Infelizmente, não há como saber se um aplicativo está rastreando você, mesmo quando você diz parar, e nenhuma proteção é infalível no mundo atual de tecnologia em constante evolução. Um aplicativo que se comporte bem hoje poderá se tornar um ator ruim amanhã, se a empresa por trás do aplicativo for vendida, mudar de direção ou acabar comprometida por causa de uma falha.

Entramos em contato com especialistas em privacidade de dados para obter as principais dicas para proteger seus dados pessoais ao usar aplicativos. Aqui estão algumas sugestões.

Use uma VPN em Wi-Fi público
Se você deseja acessar uma rede Wi-Fi pública enquanto estiver no telefone, em vez de usar os dados móveis, os especialistas sugerem o uso de uma rede virtual privada (VPN). Uma VPN pode impedir que seus dados sejam bisbilhotados por outras pessoas à espreita na mesma rede pública. Elas também podem mascarar suas transmissões de dados, evitar filtragem e censura na Internet e permitir que você acesse uma variedade maior de conteúdo em todo o mundo.

Pode impedir que você tenha que acessar uma rede pública gratuita que outras pessoas possam usar para obter acesso ao seu telefone. Ao procurar um fornecedor, é importante pesquisar a empresa para descobrir se é bem conhecida e confiável. A Apple App Store e a Google Play Store têm dezenas de aplicativos VPN gratuitos, mas alguns têm práticas questionáveis, portanto, tome cuidado.

Independentemente da frequência com que você planeja usar uma VPN, é importante ler o contrato de serviço para saber quais dados podem ser coletados e onde serão armazenados.

Baixe apenas aplicativos das lojas da Google e da Apple

Nem todos os aplicativos na App Store ou na Google Play Store são 100% confiáveis, mas os especialistas ainda dizem que você deve fazer o download apenas das lojas oficiais, em vez de carregar um aplicativo lateralmente.

Os aplicativos disponíveis nessas plataformas serão examinados para garantir que atendam a uma qualidade padrão de proteção de dados e também serão necessários para produzir uma política de privacidade dedicada para você, informando exatamente como eles protegem seus dados

O download de um aplicativo de sites não oficiais ou inseguros aumenta o risco de vírus de ransomware, malware, spyware e trojan infectarem seu dispositivo. Na pior das hipóteses, o hacker pode assumir o controle total do seu dispositivo.

Além de evitar aplicativos que são os únicamente criados por um desenvolvedor, incentivamos os usuários a ver quanto tempo um aplicativo está disponível e dar uma olhada nas avaliações antes de fazer o download.

"Uma variedade natural de críticas deve incluir classificações variadas", afirmou ele. "Alguns aplicativos fraudulentos também exibem análises fraudulentas."

Você deve questionar padrões irregulares de fala, classificações altas sem descrição ou explicação. Também é necessário verificar se um aplicativo foi escrito sobre um site de terceiros.

Limitar a exposição nas mídias sociais


O escândalo de dados do Cambridge Analytica no Facebook colocou a popular rede social Facebook em apuros. Mas mesmo as pessoas que deixaram de utilizar e se libertaram dessa rede social, ou nunca criaram um perfil, ainda podem estar em risco de ter sua privacidade invadida. Se você aparecer na conta de um amigo ou membro da família, ainda estará visível online. Depois que essas contas são observadas, as empresas podem construir um "perfil oculto" que detalha os gostos, aversões, tendências políticas, crenças religiosas e muito mais.


Imagens
> https://pixabay.com/photos/phone-cell-cell-phone-cellphone-690091/

Postar um comentário

0 Comentários